
Septoplastia
O septo nasal é uma estrutura localizada no centro do nariz e que separa as duas fossas nasais.
Quando o septo nasal está desviado da linha média, pode obstruir uma ou ambas as fossas nasais, reduzindo o fluxo de ar, e causando dificuldade respiratória.
A septoplastia é a cirurgia que permite corrigir o desvio do septo nasal.
Realizada por um especialista experiente, a septoplastia é um procedimento seguro e eficaz, com benefícios que podem melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente. O pós-operatório é normalmente indolor e a recuperação é rápida.
Entre em contacto connosco para saber como podemos ajudá-lo a alcançar os seus objetivos de saúde e bem-estar.
De seguida encontram-se algumas dúvidas frequentes sobre a septoplastia.
Quais os principais sintomas do desvio de septo nasal?
Outras queixas frequentes são: dores de cabeça, formação de crostas e hemorragia nasal recorrente. Associadamente pode ocorrer rinite ou rinossinusite crónica por inflamação da mucosa nasal e bloqueio das vias de drenagem dos seios perinasais.
Quem tem indicação para septoplastia?
Qual a idade ideal para a cirurgia?
Como é realizada a septoplastia?
Por norma, são colocadas umas pequenas folhas de silicone com cerca de 1 mm de espessura no interior das fossas nasais, com o objetivo de estabilizar o septo nasal, que serão retiradas após 5 a 7 dias da cirurgia.
Habitualmente é utilizado um tamponamento nasal suave, reabsorvível durante os primeiros dias, para prevenir o sangramento do nariz.
Esses materiais são confortáveis e ajudam na recuperação.
Como é o pós-operatório e a recuperação?
A recuperação é rápida, e a maioria dos pacientes regressa às atividades leves em 5 a 7 dias.
A prática de exercício físico está limitada nas primeiras duas semanas. No final da 3ª semana de pós-operatório já não existem restrições.
Nos primeiros dias é necessário manter alguns cuidados, nomeadamente: não estar exposto a calor, não praticar exercício físico e fazer higiene nasal com água salina.
Após a cirurgia, a melhoria na qualidade de vida dos pacientes é significativa.
A septoplastia pode ser combinada com outros procedimentos?
Quando o desvio do septo está associado a um desvio da pirâmide nasal (o chamado “nariz torto”), pode ser necessário combinar a septoplastia com uma rinoplastia, realizando assim uma rinosseptoplastia. Este procedimento corrige simultaneamente a função respiratória e a forma do nariz.
Além disso, a septoplastia pode ser complementada com outros procedimentos, como:
• Redução do tamanho dos cornetos (turbinoplastia): estruturas localizadas na parede das fossas nasais, que podem estar aumentadas em casos de rinite;
• Cirurgia endoscópica naso-sinusal: indicada em casos de sinusite crónica, pólipos nasais ou outras condições específicas.
Quanto custa uma septoplastia?
O preço da cirurgia varia de acordo com o tipo de procedimentos cirúrgicos realizados para além da septoplastia (turbinoplastia, cirurgia endoscópica nasossinusal ou rinoplastia).
O valor pode também diferir de acordo com o subsistema ou seguro de saúde associado ao paciente.